FEMPA obtém vitória histórica no Tribunal de Justiça do Estado do Pará

23 de Dezembro de 2014

FEMPA obtém vitória histórica no Tribunal de Justiça do Estado do Pará

No dia 10/11/2014, foi publicado no Diário da Justiça um Acórdão condenando o Governo do Estado do Pará a pagar o Adicional de Interiorização aos militares ativos destacados no interior, desde que fora da Região Metropolitana, no percentual de 50% (cinquenta por cento) do vencimento base. Para ver o julgamento clique aqui.

A decisão dos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Pará foi unânime e acatou o pedido formulado pelas entidades associativas AMEBRASIL, AMIRPA e FEMPA. Com isso, a justiça paraense corrigiu uma ilegalidade histórica, pois a vantagem é prevista na Constituição do Estado desde 1989, ou seja, há quase 25 (vinte e cinco) anos a lei vem sendo descumprida pelos governantes.

A notícia foi publicada nos veículos de comunicação. Para ver a reportagem clique aqui.

Estima-se que a decisão beneficie pelo menos 8 (oito) mil servidores lotados no interior. Segundo informado pelo advogado que patrocinou a ação, Dr. Marcio Augusto Moura de Moraes, a sentença proferida em Mandado de Segurança possui aplicação imediata. Dessa forma, se o Secretário de Administração do Estado do Pará não cumprir a ordem judicial estará sujeito às cominações legais de diversas naturezas, inclusive penais, conforme reza o Art. 26 da Lei Federal nº 12.016/09.

Além disso, acrescentou o causídico que o Acórdão garantiu ainda o pagamento das parcelas retroativas a partir de setembro/2013, data do ajuizamento da ação. Com isso, se o Estado do Pará não cumprir a ordem, os interessados poderão procurar as associações mencionadas para obter maiores esclarecimentos sobre como deverão proceder para fazer valer os seus direitos. 

Como ser beneficiado com a sentença coletiva?

- o militar deverá imprimir e preencher o “KIT DOCUMENTAÇÃO” clicando aqui;

- enviar para a FEMPA através dos correios ou Estafeta, no endereço: Travessa Almirante Wandenkolk, 811, Sala 906, Edifício Vilage Milenium, Bairro Nazaré, CEP 66.055-030, Belém-PA.



Outras notícias

23/12/2014
FEMPA solicita audiência com a Secretária de Administração para tratar do cumprimento do Acórdão nº 140.018

O Escritório de Advocacia Freitas, Lopes, Moraes e Sousa, que representa a FEMPA no Mandado de Segurança Coletivo nº 201330239406, protocolou no dia 17/11/2014 um pedido (...)

23/12/2014
Advogado da FEMPA responde às principais dúvidas sobre a Ação Coletiva do Adicional de Interiorização

A decisão da ação coletiva que determinou o pagamento do Adicional de Interiorização vem ocasionando diversas dúvidas por parte dos militares estaduais. Desta forma, a (...)

29/09/2015
Decisão do TJ/PA garante a correção monetária aos militares da ação coletiva

Na última sexta, 25/09/2015, foi publicada a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Pará sobre os embargos de declaração na ação coletiva do adicional de (...)